top of page
Image by Michał Parzuchowski

Pétanque

Esse jogo recreativo combina estratégia e precisão, garantindo diversão ao ar livre. Ele tem raízes em séculos de tradição europeia, desde a Idade Média.

Os primeiros registros de jogos de boules aparecem na França e na Itália, onde as pessoas lançavam bolas de madeira ou metal tentando chegar o mais perto possível de um alvo, em geral, em praças e locais públicos da cidade. Esses jogos eram populares entre camponeses, mercadores e aristocratas — e cada região desenvolveu suas próprias variações, com nomes e regras ligeiramente diferentes. Na região da Provence, no início do século XX, o jogo evoluiu para o que hoje é conhecido como pétanque. O nome vem do provençal pès tancats, que significa “pés juntos”, que é uma referência à posição fixa dos jogadores ao lançar as bolas. A versão moderna foi codificada em 1910, quando Jules Lenoir adaptou o jogo para permitir que pessoas com problemas de mobilidade - ele pensou em um amigo com  reumatismo -, pudessem participar sem precisar correr ou se mover muito. Essa ideia tornou o pétanque um jogo acessível a todos desde sua origem moderna.

Ele se espalhou por toda a França, onde, em muitas cidades, várias praças e cafés ao ar livre se transformaram em verdadeiros campos improvisados. Desde meados do século passado, existem campeonatos mundiais organizados pela Fédération Internationale de Pétanque et Jeu Provençal-FIPJP. No entanto, o espírito do jogo continua sendo social, recreativo, informal e divertido, exatamente como era há centenas de anos.

As variações desse jogo em outros países, incluem petanca, na Espanha; mangala, no Oriente Médio; kugeln, na Suíça e Alemanha; lawn bowling, nos Estados Unidos e Canadá. Mas, talvez, a variação mais familiar no Brasil seja a velha boccia, jogada pelos imigrantes italianos, que nós chamamos de bocha. 

Regras básicas do Pétanque

  1. Campo de jogo: terreno plano de areia ou cascalho; para competições oficiais, cerca de 15 m de comprimento por 4 m de largura.

  2. Jogadores: individual, duplas ou trios.

  3. Bolas: cada jogador possui duas ou três bolas de metal, dependendo da modalidade.

  4. Início do jogo: o cochonnet (“bolinha”) é lançado a uma distância de 6–10 m; o objetivo do jogo é que o jogador consiga colocar suas peças o mais próximo possível dele.

  5. Lançamento: os pés devem permanecer fixos no chão dentro do círculo de lançamento — daí o nome “pétanque”.

  6. Pontuação: ao final de cada rodada, vence quem tiver maior número de bolas mais próximas do cochonnet. O jogo segue até que um jogador ou equipe alcance 13 pontos.

  7. Estratégias comuns:

    • Tocar: deslocar a bola do adversário.

    • Tirar: remover a bola do adversário do alvo.

    • Aproximar: lançar a bola o mais perto possível do cochonnet.

 

Eis alguns links de interesse sobre o assunto:

SportX

Loodens

Federação Portuguesa de Petanca

Ludopédio

E alguns vídeos ilustrativos:

Petanque Mexico

Nihn Ly

Decathlon EN

bottom of page